AS CHAVES DA CABALA: LUZ, VIBRAÇÃO E ENERGIA

Viver a Cabala é compreender como a Luz Divina é emanada e como ela chega até o nível material no qual o ser humano está limitado. Pelo caminho traçado pela fonte luminosa mais pura da Cabala, é que o buscador consegue se elevar do plano físico que o limita e alcançar dimensões de pura energia superior.

Há muitos caminhos na Cabala para chegar à iluminação. Cada escola, já vimos, tem a sua metodologia. E todas elas, com maior ou menor grau de exigência, permitem um bom resultado final.

Como pode ser assim? A explicação está na própria evolução de cada ser, cuja alma está num ponto evolutivo que é só seu. Assim, uma alma já disciplinada, que em outras vidas foi treinada através do jejum e da dificuldade, nesta vida vai querer um caminho mais alegre e suave - a Cabala tem caminhos assim. Essa alma procurará na Cabala as técnicas que não a forcem a passar por rigores.

Outra alma, que trilhou por caminhos suaves no passado, pode ter necessidade nessa encarnação de aprender o que é disciplina e ordem. Por essa razão, poderá encontrar um instrutor de Cabala mais severo e rígido, que a obrigue a aprender o que lhe falta.

Todo mestre de Cabala tem algo a ensinar e cada discípulo tem a oportunidade de crescer de que realmente necessita. Assim, o melhor mesmo é ver e ouvir um pouco em cada fonte. E depois, selecionar pela sua afinidade e usando o bom senso.

O cabalista busca a Luz Divina, mas o que é essa luz?

Para encontrar como um cabalista essa informação, vá à Bíblia e leia no livro do Gênesis 1:3: "Elohims diz: "Uma luz será." E é uma luz.". A tradução citada, que é de André Chouraqui, é menos comum. Talvez a sua Bíblia tenha o seguinte texto para o mesmo terceiro versículo: "Deus disse: "Que exista a luz!" E a luz começou a existir.".

Um dos fundamentos da Cabala está na aceitação de que a Luz Divina é emanação de Deus. O cabalista busca a luz, a mais alta realidade do universo, e para encontrar a luz, ele deve ir à fonte, que é Deus. Tudo no estudo da Cabala se baseia na busca da luz. E a Cabala é o veículo da luz.

A recepção da luz é a essência da Cabala, assim como a busca da luz é o trabalho do cabalista.

Os cabalistas chamam a Luz Divina por vários nomes. Eis aqui alguns deles:

LUZ INFINITA
DESEJO DIVINO
ENERGIA DO ALTO
ENERGIA CÓSMICA
INFLUXO INFINITO
INFLUXO DA VIDA
VITALIDADE
VONTADE
DESEJO DE DOAR

As palavras-chave da Cabala prática são luz, vibração e energia. Vou lhe sugerir que invoque agora a Luz Divina sobre você, ficando de pé, elevando seus braços para o alto e dizendo num tom de voz audível:

LUZ
ENERGIA
VIBRAÇÃO

Então, feche os olhos, abaixe os braços e fique imóvel por um minuto. Faça como um cabalista de verdade: receba.

Voltar

Copyright 2003 CELINA FIORAVANTI
Todos os direitos reservados.