A VIBRAÇÃO E OS SALMOS

A vibração interior do ser humano acontece em dez ritmos ou pulsações, que precisam ser conhecidas para serem bem aproveitadas. Esses dez ritmos são dez modulações que criam a harmonia.

Para a Cabala, o ser humano pode e deve agir como o instrumento no plano material que faz vibrar a pulsação perfeita, que tudo regula e organiza neste plano. A realidade presente não é essa, mas o plano de Deus para o ser humano é esse e assim será, mais cedo ou mais tarde.

A oração é o principal instrumento que o ser humano tem para modificar o atual estado de coisas. Já se sabe que ela é o único veículo que permite conduzir as necessidades terrenas diretamente até o plano elevado.

Entre as orações, os Salmos possuem destaque. Essas preces, tão antigas, foram construídas com fundamento nos dez ritmos vitais que a Cabala ensina serem criadores de harmonia.

A tradição conta que o rei Davi tinha uma harpa de dez cordas ao lado de seu leito e que todas as noites, exatamente à meia-noite, um vento soprava no quarto do rei e tocava a harpa. No mesmo instante, o rei se levantava e compunha um Salmo. Este rei compôs 73 dos 150 Salmos que compõem o Livro dos Salmos.

Os Salmos foram compostos para serem cantados, é bom lembrar que eles são a pura emanação rítmica do universo, traduzida em palavras e música. Há ritmo nos Salmos de Davi, uma pulsação divina e maravilhosa, profundamente corretiva e facilitadora.

Um dos grandes mestres cabalistas, o rabino Nahman de Braslav, que atuou no início do século XIX, afirmava que há dez Salmos que correspondem aos dez ritmos transformadores e que a oração desses Salmos, quando feita com devoção e correta aplicação, poderia corrigir qualquer estado de desarmonia.

Há mais de dez anos venho ensinando e escrevendo sobre os Salmos e até hoje nunca falei sobre esse grupo de Salmos. Acho que agora é o momento, pois a Cabala tem nesses Salmos uma grande força para seu trabalho modificador.

Quando estive no programa do Jô Soares, alguns anos atrás, pude constatar o quanto as pessoas estão interessadas nos Salmos e o quanto procuram saber mais sobre eles.

Foi enorme o retorno dos que me procuraram com perguntas as mais variadas. No entanto, as perguntas que me faziam se referiam às aplicações práticas, não havia muito interesse ainda sobre a vibração emanada dos Salmos. Agora já sinto essa preocupação nos emails que recebo das pessoas que recebem semanalmente um texto de Salmos através do meu site.

O grupo de dez Salmos ao qual me referi é chamado pelos cabalistas de "tikun klal", expressão que poderia ser traduzida como "re-harmonização geral de todas as vibrações vitais".

Cabala é receber. por isso, abra sua Bíblia e dedique meia hora a receber, fazendo a leitura dos Salmos que compõem o tikun klal. Eles são os que têm os seguintes números: 16, 32, 41, 42, 59, 77, 90, 105, 137 e 150.

Observação: quando cito um número de Salmo, considero a numeração bíblica na qual o maior Salmo é o de número 119.

Voltar

Copyright 2003 CELINA FIORAVANTI
Todos os direitos reservados.