A ASTROLOGIA CABALISTA

A Cabala possui um esquema metafísico chamado Árvore da Vida. Este esquema é um desenho no qual se destacam esferas (que são chamadas também de sefiras) e linhas que unem essas esferas (que são também chamados caminhos).

Em seu estudo da Árvore da Vida, o cabalista aprende como estabelece ligações das sefiras com os planetas e dos caminhos com os Anjos. E como há em cada planeta um Arcanjo, o tipo de energia planetária é estudado como correspondente às qualidades de um Arcanjo. Dessas relações nasceu a Astrologia Cabalista.

Na Astrologia, quando se fala em planeta, não se pensa nos astros que podem ser vistos no céu a olho nu ou através de telescópios. Um planeta, para a Astrologia formal e para a cabalista, é um pequeno sistema energético que está contido no universo. É possuidor de qualidades específicas e transmite um raio de luz própria, capaz de alcançar a terra pelo trabalho dos Arcanjos e Anjos.

A Astrologia Cabalista usa os dados do mapa astrológico formal de uma pessoa para montar uma Árvore da Vida individual, na qual se vê como cada planeta atua.

A grande diferença que existe entre a Astrologia convencional e a cabalista é que a Astrologia Cabalista busca no mapa respostas para mostrar como fazer correções, quando encontra possíveis aspectos conflituosos.

Os aspectos conflituosos trazem principalmente informações sobre o karma, que é a carga energética acumulada por vidas anteriores.

A base corretiva usada pelo cabalista são os exercícios místicos com os Nomes Sagrados, a invocação dos Arcanjos e Anjos, a mudança de consciência diante da verdade e a meditação sobre as letras hebraicas.

A Astrologia Cabalista chama de "tikun" os exercícios espirituais que facilitam o processo de correção das desarmonias encontradas na Árvore da Vida pessoal.

Só conseguirá praticar o tikun o cabalista que já conhece a teoria e a prática cabalista básica, pois precisa desses conhecimentos tanto para trabalhar a montagem da Árvore da Vida astrológica quanto para praticar os exercícios místicos de invocação e meditação que estão indicados.

O estudo da Astrologia Cabalista é uma parte muito importante da Cabala moderna, pois os cabalistas antigos, embora soubessem da existência dos planetas e sua influência, não faziam deste estudo um saber aberto aos aprendizes em geral. Esse era um conhecimento reservado para instrutores avançados.

Se você tem interesse pela Astrologia Cabalista encontrará pouca coisa escrita sobre esse tema, que na verdade é mais uma visão astrológica diferente do que um estudo à parte da astrologia convencional. Procure ler os textos mais sensíveis e inovadores sobre astrologia convencional, provavelmente eles são produto da pesquisa de cabalistas.

Voltar

Copyright 2003 CELINA FIORAVANTI
Todos os direitos reservados.