A CAMINHADA NA GALÍCIA

O trajeto que vai de Valença do Minho/Tui a Santiago de Compostela é o ideal para uma peregrinação a pé, pela sua extensão e beleza. A energia desse caminho é um atrativo a mais, uma vez que passamos por pontos nos quais a vibração do Apóstolo Santiago é muito forte, pelo culto que ali lhe dedicaram através dos tempos. As marcas das peregrinações medievais também estão impressas e dão seus testemunhos nas igrejas, pontes e cruzeiros antigos.

Valença do Minho
Valença do Minho
Foto: Raphael H. Fioravanti

O melhor é que na Galiza você tem o Caminho Português traçado por um grupo de pessoas dedicadas, que conservam os sinais indicativos, com constante restauração. Tanto que, a partir de Tui, você só precisa consultar seus mapas para não esquecer de visitar algum lugar ou para ter uma idéia de quanto falta caminhar. Se quiser, pode esquecer de livros e mapas, uma vez que o caminho está, todo ele, marcado.

Pontesampaio, o lugar mais acolhedor do caminho
Foto: Raphael H. Fioravanti

O peregrino só tem que procurar por uma seta amarela para saber para onde deve seguir. Quando não há uma seta amarela, há uma vieira, estampada na pedra ou no azulejo. A direção, no caso das vieiras, é indicada pelos raios, que apontam para o rumo a tomar.

Voltar

Copyright 2003 CELINA FIORAVANTI
Todos os direitos reservados.