Este curso é apenas uma breve introdução ao tema, não sendo tão completo quanto no nosso Curso de Florais, disponível para aquisição neste site.

Quando pesquisou e criou o sistema terapêutico dos florais, Dr. Bach procurava um sistema simples de cura, no qual o doente fosse ativo participante. Ele considerava que a doença era corretiva, um meio usado por Deus para mostrar ao homem que sua alma estava errando. Quando o doente pudesse perceber o erro, teria iniciado o processo de cura.

O papel dos florais é possibilitar essa percepção, harmonizando e restabelecendo a condição de perfeição original. A função primordial de abertura da consciência, facilitada pelo uso dos florais, que permite ao doente perceber a si mesmo, enxergando suas ações, suas palavras e seus pensamentos como causa de seus males, faz dos florais uma chave para o processo de transformação espiritual.

Dr. Bach achava que o doente era capaz de determinar seus estados emocionais melhor que qualquer terapeuta, sendo, portanto, também hábil para indicar qual floral deveria tomar. Isso é verdade numa grande maioria das pessoas, mas naqueles que estão com a alma adoecida profundamente, a percepção é fraca. O terapeuta que indica florais usa sua sensibilidade para perceber o que o paciente não está conseguindo.

Use os florais em momentos nos quais sinta que precisa limpar energias instaladas no perispírito, quando as funções desse corpo sutil precisarem de ser ativadas ou harmonizadas e quando necessitar de protegê-lo de vibrações invasivas. O floral de início trabalha para eliminar deficiências e depois libera qualidades latentes.

Os remédios florais do Dr. Bach originais encontram-se em farmácias homeopáticas e de manipulação, sendo preparados a partir de uma tintura-mãe que vem do centro de florais criado do Dr. Bach, que fica na Inglaterra. Geralmente são colocadas duas gotas dessa tintura num vidro marrom de 30 ml, com conta-gotas, que contém uma mistura de 3 partes de água pura e uma parte de brandy, que é usado para conservação.

O uso das gotas é direto na língua, mas em alguns casos elas podem ser tomadas com um copo de água. A dosagem varia ente 3 a 10 gotas de cada vez e usa-se o remédio de 3 a 6 vezes ao dia. Cada caso é diferente, merecendo uma análise cuidadosa.

Convém um alerta: há alterações que podem acontecer nos primeiros dias de uso. Podem haver crises de eliminação das vibrações negativas ou de agravação dos sintomas. Mas há também uma rápida mudança no padrão emocional, com capacidade de perceber as situações.

Como os remédios são usados principalmente para harmonizar, as reações positivas são evidentes com pouco tempo de uso. O alívio é imediato, a digestão e a circulação melhoram e os olhos ficam mais brilhantes.

A pessoa aparenta maior beleza exterior, o que faz com que todos comentem sua mudança. A harmonia também é percebida, todos que convivem com você se aproximam, ajudando a formar um círculo positivo ao seu redor, o que só estimula mais mudanças.

No interior há grande aumento da sensibilidade, esclarecimentos chegam espontaneamente, trazendo compreensão real das necessidades; as qualidades que estavam adormecidas se manifestam.

No uso de um floral para realizar depurações, eliminando vibrações negativas, há uma curta fase de limpeza com reações de expulsão que podem parecer que o doente piora com o uso do floral. São relatados: sono, dormência nos membros, tonturas, pontadas, formigamento, frio nas extremidades, coceiras e erupções na pele, choro e sensibilidade extrema. São manifestações que duram pouco tempo, não pode mais do que 3 dias.

 

 

Copyright 2003 CELINA FIORAVANTI
Todos os direitos reservados.

 

 
   
 

 


Copyright Celina Fioravanti
Todo o conteúdo deste website, cursos, livros e demais materiais aqui expostos estão
devidamente registrados e sob proteção da Lei nº 9,610, de 19/02/1998, referente ao Direito Autoral.
Não é autorizado a sua reprodução por qualquer meio, sem a prévia autorização de seus herdeiros e/ou seus editores.