O PENSAMENTO

Para a Cabala, a realidade fundamental não está no plano material, mas sim na energia. É a energia que contém as vibrações que permeiam tudo o que existe na matéria, é a energia que dinamiza e mantém vivo o mundo.

Você diz: "Meu Deus, quanta guerra!". Um cabalista entende: "Meu Deus, como a energia de Marte, tão próxima da Terra, está ativa!".

Tudo é energia. Da matéria mais grosseira à matéria mais delicada, tudo no mundo material depende da energia para se qualificar. Na Cabala a energia tem muitos nomes diferentes pelos quais é conhecida. Ela é chamada de luz, vitalidade, ritmo, alento, sopro.

A grandeza do ser humano é tanta, como filho de Deus que é, que foi dada a cada um a possibilidade de sentir as energias, de dominá-las, de modificá-las e de direcioná-las. E como isso é possível?

A maestria na manipulação da energia nos é oferecida através do grande poder representado pelo pensamento.

A energia vital está presa aos nossos pensamentos.

Cada ser contém em si a capacidade de perceber suas próprias vibrações e de harmonizá-las. Assim, a cada um é dada a responsabilidade de cuidar de si, de seu equilíbrio e antes de tudo, de cuidar de seus pensamentos. Nós podemos modificar as vibrações do nosso corpo, do nosso molde energético e da nossa alma através do pensamento.

É tão comum ouvir isso: a força do pensamento, o poder do pensamento, o treino da mente - tantas linhas mostram que esse é um caminho. A Cabala também acha que é assim.

No entanto, a Cabala ensina a modificar a qualidade do pensamento através de uma ligação mais íntima com a fonte da qual ele emana limpo e claro: Deus.

Há na Cabala um termo em hebraico - "kavanna" - que significa concentração unidirecionada, ou seja, concentração voltada para um ponto só. A kavanna ensina como treinar a mente e direcioná-la para um foco mental único através da pronúncia dos Sagrados Nomes de Deus. Aquele que faz isso com pura devoção, aprende a controlar seus pensamentos e chega à fonte do poder do pensamento.

Os Sagrados Nomes de Deus são dez e para conhecê-los em toda sua profundidade e poder, é necessário antes conhecer o poder dos sons que os formam.

Você pode pegar um livro qualquer de Cabala e ler nele uma lista dos Nomes Sagrados, não será difícil achar um. Depois sentar-se e repetir os nomes todo dia. Não vai conseguir nada.

Os Sagrados Nomes de Deus são compostos por letras e sons. Cada letra representa um som e é também um símbolo, com um significado, e esse sim, contém o poder que você procura.

Os grandes cabalistas do passado ensinavam aos poucos e não faziam isso porque quisessem aprisionar o aprendiz. Faziam assim para que ele pudesse assimilar as verdades maravilhosas da Cabala com a profundidade que ela tem e para que essas verdades fossem modificando o pensamento de seus discípulos gradualmente. Eles sabiam que ninguém muda a qualidade vibracional de seu pensamento só porque deseja fazê-lo e sim porque trabalha para isso.

Aquele que se esforça e prova merecer, esse sim, alcançará o poder do correto e forte pensar. E receberá esse dom pela vontade de Deus.

Voltar

Copyright 2003 CELINA FIORAVANTI
Todos os direitos reservados.