LUGARES MÍSTICOS

Coimbra está muito ligada ao Caminho Português de Santiago, uma vez que antes mesmo do culto ao Apóstolo estar iniciado, já era local por onde passavam rotas romanas que ligavam o sul com o norte da península. Quando as peregrinações para Santiago começaram, era natural que Coimbra fosse uma parada de peregrinos.

Biblioteca da Universidade de Coimbra
Biblioteca da Universidade Velha de Coimbra
Foto: Raphael H. Fioravanti

A cidade do Porto, rica e trabalhadora, é outro centro de peregrinos que devemos visitar. No passado, a ligação do Porto com Santiago de Compostela foi maior do que atualmente, pois era passagem obrigatória pelo peregrino que vinha do sul, porque era um ponto onde se tinha boas condições de cruzar o Rio Douro.

Cidade do Porto
Cidade do Porto
Foto: Raphael H. Fioravanti

Na Idade Média, a Galícia se estendia até o Rio Douro, hoje seus limites são o Rio Minho. Braga foi, naquele tempo, capital religiosa da Galícia e seu bispado tinha importância superior ao de Santiago de Compostela. Não deixe de visitar e a Igreja do Bom Jesus, cujas escadarias são um percurso alquímico.

Em Valença do Minho é a nossa despedida das terras de Portugal, pois por ali entramos na Galícia. É uma cidade muito especial, na parte velha da qual está a vila fortificada.

Links relacionados:

  http://www.caminhodesantiago.com/

Voltar

Copyright 2003 CELINA FIORAVANTI
Todos os direitos reservados.