TIPOS DE GUIAS ESPIRITUAIS
Vamos relacionar os tipos de guias que mais são contatados, para que o canalizador que inicia sua atividade sinta como poderão ser seus contatos.
Há tantas variedades de espíritos quanto há de homens. Nem sempre a vontade é capaz de determinar que tipo de guia alguém vai receber, pois o guia será designado de acordo com o grau de evolução do canalizador e de acordo com suas necessidades. Há também espíritos de origem não humana, como os seres de outras galáxias e os espíritos da natureza.
Podemos receber assistência de mais de um espírito ao mesmo tempo. Outras vezes podemos fazer contato com um grupo de espíritos de uma mesma categoria, sem perceber que são entidades distintas as que cada vez nos aparecem.
Um espírito pode nos dar um nome, mas para ele sua forma e nome têm pouca importância.
Além dos espíritos que vamos citar, há uma grande variedade de espíritos específicos, como os seres angelicais, por exemplo. Nossa lista não é uma classificação, pois dividir os espíritos em categorias seria temerário, pelo risco de errar. Preferimos mencionar os tipos que mais aparecem aos canalizadores, facilitando sua atividade.
1. MESTRES INSTRUTORES: seres iluminados, de muita luz, capazes de guiar a humanidade, sendo que trabalham incessantemente para isso. Não precisam mais encarnar e raramente o fazem, pois suas atribuições no mundo espiritual são a nível de zelar por grandes grupos. É raro um canalizador contatar um mestre instrutor, pois ele envia seus mensageiros a cada pessoa que está sob sua responsabilidade.
2. MÉDICOS ESPIRITUAIS: seres espirituais com o dom de cura. Restauram a saúde dos doentes e são contatados com certa facilidade. Embora muito ocupados, nunca deixam de atender a quem necessita. Além de trazer a saúde, restabelecem a vontade de viver e a confiança para lutar por um futuro melhor. Já foram médicos noutras encarnações, conhecendo bem a fisilogia humana. Os canalizadores podem invocá-los para si ou para quem padece de uma doença física ou espiritual.
3. PROFESSORES ESPIRITUAIS: este tipo de espírito transmite aos homens toda a sabedoria que recebeu de um mestre. É encarregado de poucos homens, de quem se torna responsável pela evolução espiritual. Assiste-os nos estudos e depois desperta-lhes interesses mais específicos, induzindo-os à tarefa que têm na encarnação presente. Um professor espiritual sempre ajuda a aprender, os estudantes podem ter a mente mais alerta quando o invocam, mesmo que não seja para estudos espirituais.
4. ESPÍRITOS QUÍMICOS: podem trabalhar as estruturas químicas do organismo humano, ajudando a melhorar a saúde. Atuam com facilidade no metabolismo, acrescentam elementos dos quais se está carente, ativam a produção das glândulas, manipulam a percepção extra-sensorial e a intuição. Podem dar poderes paranormais, permitindo que as conexões com o mundo espiritual aconteçam mais facilmente. Nos casos que a medicina tradicional falha, como na obesidade, na depressão e nas alergias, eles podem colaborar com eficiência.
5. ESPÍRITOS PROTETORES: são espíritos capazes de ajudar a escapar do perigo no mundo material, quando invocados na hora da dificuldade. Usam grande força e poder para afastar o mal. Aparecem com aspecto físico avantajado ou dão a outra pessoa poderes momentâneos, como força física descomunal ou rapidez prodigiosa. Sua expressão é material, pois vêm agir na matéria, quando ela ameaça a integridade de um ser.
6. ESPÍRITOS DE APOIO: são espíritos guias que dão suporte às atividades espirituais. Sempre que alguém segue por um caminho de ajuda ao semelhante passa a ter a colaboração desses seres de luz, que abrem as portas, facilitando uma missão. O canalizador pode contar com sua ajuda espontânea, mesmo que não os invoque.
7. ESPÍRITOS ZELADORES: são espíritos responsáveis por evitar que os seres sem luz se aproximem de qualquer atividade espiritual. Eles guardam o ambiente, fechando as portas de acesso ao lugar onde os trabalhos se processam. Algumas pessoas os chamam de "porteiros", pois impedem a entrada de entidades negativas. Eles podem provocar uma sensação física para indicar que mais defesa deve ser exercida no local.
8. ESPÍRITOS FAMILIARES: são espíritos ligados ao karma individual, que têm importância na evolução do canalizador, podendo ser positivos como negativos. O canalizador terá que lidar com eles em algum estágio de seu trabalho, mas poderá exercer discriminação quanto à sua influência.
9. ESPÍRITOS ENCARNADOS: podem surgir durante uma canalização, em projeção astral, durante o sono, para trazer mais força ou dar apoio. Geralmente são amigos e estão realizando alguma atividade semelhante.
10. ESPÍRITOS ANGELICAIS: são de enorme importância para o canalizador, sendo uma experiência marcante o seu contato. Os anjos e arcanjos podem ser canalizados através de exercício. Embora leve algum tempo, vale a pena dedicar-se a desenvolver esse tipo de ligação espiritual.
11. ESPÍRITOS DA NATUREZA: é uma categoria especial de entidades, devendo ser muito utilizada para trazer leveza e energização durante todo o desenvolvimento espiritual do canalizador.
Copyright 2003 CELINA FIORAVANTI
Todos os direitos reservados.
|